Dicas de como ter um Planejamento Tributário de sucesso em 2021

Dicas de como ter um Planejamento Tributário de sucesso em 2021

Você sabia que com Planejamento Tributário é possível reduzir custos e melhorar os resultados da sua empresa? O problema é que essa fonte de oportunidade financeira é negligenciada ou mesmo desconhecida por grande parte das corporações.

Alguns empreendedores até têm conhecimento disso, mas por acharem o processo complexo demais, acabam abrindo mão desse recurso.

Um levantamento da Fazenda Nacional em 2020 mostrou que R$ 142,56 bilhões poderiam ser recuperados pelos contribuintes em decisões julgadas pelo STF ao longo do ano. Esse montante é relativo aos cinco anos anteriores e leva em conta apenas as ações judiciais em andamento. Agora, imagine o quanto existe de impostos em caixa não devolvidos?

Sem dúvida, esse é um volume alto de dinheiro que faria uma enorme diferença na saúde financeira de muitos negócios. Contudo, mais importante do que recuperar esses valores, é evitar pagá-los e, para isso, o planejamento tributário é fundamental.

O que é Planejamento Tributário e por que ele é importante

O planejamento tributário é antes de tudo o cálculo real do imposto devido, sem um centavo a mais. Dessa forma, a empresa não compromete o seu caixa de maneira desnecessária e pode trabalhar com previsibilidade.

Mesmo que a sua empresa exista há anos, é importante revisar periodicamente se ela está no regime tributário mais adequado, tendo em vista que o faturamento, a receita e os custos variam em decorrência de diversos fatores, como o cenário econômico e outras condições externas.

Se a sua operação paga mais impostos do que o devido, ela está perdendo recursos que poderiam ser canalizados para investir em crescimento.

3 dicas de ouro para o seu Planejamento Tributário!

Tendo em vista as considerações apresentadas anteriormente, apresentamos três dicas fundamentais para alicerçar as suas atividades tributárias.

  1. Faça a análise do atual regime tributário da sua empresa a fim de verificar se este é o mais adequado para o seu negócio;
  2. Após essa primeira análise, programe-se para fazer revisões periódicas em cadastro de fornecedores e clientes, pois sua empresa pode estar pagando tributos a mais e consequentemente enfrentando prejuízos no fluxo de caixa.
  3. Gerencie o seu estoque de mercadorias, para que não fique com capital parado e que depois terá de ser liquidado por um valor abaixo do planejado, impactando o seu lucro.  

Para maior assertividade, contrate com a Certacon!

A Certacon pode ajudar a sua empresa a desfrutar os benefícios de uma gestão fiscal em Compliance.

Além de promover a revisão para definir o melhor regime tributário para sua operação, a Certacon faz uma avaliação para verificar se a empresa tem direito a créditos tributários e se está fazendo uso disso da forma correta. Nesse processo, os resultados estimados podem surpreender e dar um novo ânimo a gestores e empresários!

Nossa equipe também verifica a possibilidade de isenções em determinados impostos. No caso das indústrias, os especialistas tributários da Certacon analisam quais insumos podem gerar créditos em impostos federais.

A Certacon é especialista na Portaria CAT 42/2018, CAT83, CAT 207 e Regimes Especiais para restituição de créditos tributários.

Fale com a nossa equipe hoje mesmo e saiba mais!

Deixe uma resposta