Fechamento tributário: todo mês é a mesma correria?

Fechamento tributário: todo mês é a mesma correria?

O fechamento tributário é um desafio constante enfrentado por empresas, pois envolve uma série de etapas com grandes possibilidades de erro. Além disso, conhecer esse processo exige esforço, tendo em vista a massiva quantidade de obrigações acessórias somada à ampla complexidade traduzida pela legislação brasileira.

Isso leva muitas empresas à decisão de escalar um setor dedicado ao cumprimento fiscal, exigindo investimentos em ferramentas de suporte, mão de obra e treinamentos de capacitação.

Porém, o valor de contrato de profissionais sênior para áreas operacionais gera alta carga nos custos, o que pode representar gastos muito elevados se comparados a outras alternativas.

Por isso, algumas corporações preferem optar pela terceirização, prática comum principalmente em empresas com maior volume de operações e presença em mais de um estado.

Entretanto, é certo que nenhum empresário ou gestor entrega seus fechamentos mensais a qualquer um. Afinal, irregularidades com o Fisco acabam por comprometer a conjuntura e a credibilidade do negócio. Daí a importância de estar seguro quanto às suas opções.

Como facilitar a gestão fiscal da sua empresa

Reconhecemos que a volatilidade é protagonista quando se destaca o sistema tributário brasileiro. E quem confirma isso é o próprio IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), o qual aponta que a média de normas tributárias editadas na Constituição de 1988 até 2019 foi de 35 por dia, somando ao todo 403.322. Isso sem contar o desafiador ano de 2020!

Isso tudo somado à declaração das obrigações acessórias dificulta cada vez mais o trabalho de quem precisa se responsabilizar pela atividade.

Contudo, é possível facilitar esse processo fazendo uso dos recursos mais adequados à realidade da sua empresa. Conheça alguns deles:

Software de automatização – existem inúmeras soluções disponíveis no mercado que automatizam o fluxo e o controle das demandas contábeis, liberando os profissionais das burocracias do dia a dia para focar em ações estratégicas. Os sistemas ERPs com módulos específicos para a área fiscal são um exemplo de que é possível integrar informações em um único local, de forma organizada.

Ferramentas de BI – o volume de informações geradas pelas áreas fiscais e contábeis podem ser aproveitadas para consultas e decisões importantes. As ferramentas de BI permitem justamente isso: a análise desses dados a partir de dashboards dinâmicos, favorecendo uma visão gerencial dos negócios.

Profissionais capacitados – mesmo contando com ferramentas de ponta, é importante ter um especialista no gerenciamento dos processos fiscais.  Afinal, como colocamos anteriormente, essa é uma área complexa. O SPED Fiscal possui diversas nuances no seu preenchimento e se não tiver um olhar atento, a empresa poderá cair em divergência.

Assessorias especializadas – Sabemos que o custo para manter um time interno especializado representa um alto investimento para muitas empresas, por isso, uma alternativa é dispor de um parceiro especializado, que some expertise e tecnologia. Há um leque grande de contratos que podem ser firmados, os quais vão de uma simples revisão (auditoria) até o BPO completo da área fiscal.

Checklist – por fim, vale sempre fazer a seguinte checagem antes de concluir o fechamento:

  • O Faturamento foi finalizado?
  • Todos os XMLs estão recebidos?
  • As notas inutilizadas estão escrituradas?
  • As notas rejeitadas foram verificadas (saídas)?
  • As transferências foram conferidas?
  • Todos os CT-es foram recebidos?
  • Há Manifestos do Destinatário a realizar?

    Conheça nosso BPO Fiscal

A Certacon reconhece os riscos desse setor e, por essa razão, oferece aos seus clientes assessoria fiscal completa focada em tecnologia e inovação, baseada em 27 anos de atuação no mercado. Entregamos nossa metodologia construída com base em profunda experiência profissional, a fim de deixar o cliente confiante do seu fechamento tributário sem complicações.

Consulte-nos para mais informações!

Deixe uma resposta