You are currently viewing 5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Implementar um programa de compliance fiscal eficaz é prática obrigatória de qualquer um que queira atuar como fornecedor de grandes empresas. Por isso, o estabelecimento destas práticas têm sido um processo cada vez mais comum dentro das organizações, pois em um momento em que todos buscam uma governança corporativa mais transparente e confiável, tanto para questões relacionadas ao posicionamento de mercado quanto para pesquisas de investimentos.

Para se ter uma ideia, em um balanço divulgado pela Receita Federal consta que nos meses de março, abril e maio de 2019 foram autuadas 5.241 empresas por irregularidades no IRPJ e na Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL do ano-calendário de 2014. A maior parte das companhias autuadas é do estado de São Paulo.

Isto posto, é de fundamental importância a consciência tributária dentro do meio empresarial, bem como sua atualização e acompanhamento, visando a mitigação de riscos fiscais através do bom desempenho tributário oriundo de uma base sólida sustentada pelos pilares contábeis, fiscais e administrativos.

Com o intuito de apoiar as organizações e por trabalhar há 28 anos com isso, elaboramos 5 dicas que vão ajudar, e muito, na hora de colocar a empresa em Compliance Fiscal.

1 – Monitoramento e mapeamento de risco

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

O mapeamento de risco com foco em compliance fiscal e monitoramento de processos críticos presenciais são partes fundamentais do programa, onde é possível verificar se o profissional adere aos valores éticos e os princípios da empresa.

2 – Programa de Treinamento e de Integridade

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Manter a equipe treinada e orientada de forma constante, evita na incorreção de erros e caso eles existam uma atuação rápida para as correções

3 – Crie normas regulatórias 

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Com publicação da lei anticorrupção, em 2013, todas as empresas passaram a estar sob os mesmos requisitos. Independentemente do tamanho, o compliance fiscal tornou-se imperativo como um conjunto de esforços para prevenir e combater más condutas. Com base nesse princípio, é importante adotar normas internas de conduta, código de ética, políticas e procedimentos.

4 – Tenha sempre documentos contábeis confiáveis ​​

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Trabalhar com uma equipe de contabilidade ativa garante a segurança do cumprimento legal e de prazos além de garantir o respaldo financeiro. Eles serão os principais responsáveis ​​por garantir que os documentos contábeis estejam em ordem.

As empresas que interagem com órgãos governamentais no curso de seus negócios correm mais riscos e estão sujeitas a investigações condenações e litígios. Lembre-se: o programa de compliance é a lei e a obrigação ética da empresa.

5 – Comprometimento

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Todos na empresa precisam estar engajados com a cultura de compliance fiscal, a começar pelos diretores, pois os líderes devem conduzir e inspirar todos os colaboradores a adotarem boas práticas.

Para auxiliar as empresas em cada etapa deste processo, implementamos em 2019 um novo método de revisão fiscal preventiva, passando a ofertar o serviço de compliance tributário de “ponta a ponta”.

Isso significa que a nossa atual oferta passou a abranger todas as fases do processo de governança fiscal dos dados enviados ao fisco, as quais compreendem:

5 dicas que deixarão sua empresa em compliance fiscal

Fonte: Redação – Grupo Certacon

Deixe um comentário