A Wobben Windpower é uma empresa brasileira, subsidiária da alemã ENERCON, líder mundial em tecnologia eólica de ponta e um dos líderes globais do mercado de energia renovável.  

Sendo a primeira fabricante nacional de aerogeradores (turbinas eólicas) de grande porte da América do Sul, foi instalada no país em 1995 para produzir componentes e turbinas para o mercado interno e exportação, além de operar e prestar serviços de assistência técnica para Usinas Eólicas.    

Empresa de grande envergadura, a Wobben traz uma quantidade imensa de dados e particularidades. E foi justamente por este vasto cenário de informações que a Wobben procurou a Certacon para realizar um Projeto de Recuperação de Créditos Acumulados do ICMS muito bem estruturado e minucioso.

Rodolfo Zanutto Velasques, Tax Manager da Wobben, explica que já havia tentado recuperar os Créditos da empresa, por meio de outros players, porém sem sucesso.

Ciente dos direitos da empresa e com um grande volume de créditos a recuperar, optou por contratar a Certacon e seu time de especialistas. “Chegamos até a Certacon após ouvir indicações sobre a agilidade, expertise, e, principalmente, êxito em processos de recuperação de créditos. Fizemos algumas reuniões e fechamos um acordo. Foi uma decisão acertada. O processo não foi fácil, mas os contratempos foram superados e tivemos êxito ao final.”, conta Rodolfo.  

Segundo Cassia Santana e Paulo Becerra, respectivamente Coordenadora e Gerente do Setor Operacional e Fiscalizatório da Certacon, ao iniciar o trabalho da Wobben foi realizada uma análise detalhada da Escrita Fiscal da empresa, apresentando pontos que poderiam ter impacto direto na fiscalização do projeto. “- Essa análise foi passada ao cliente, e rapidamente providenciada a devolutiva com ajustes e justificativas, chamada na Certacon de Devolutiva do Plano de Ação sobre a Análise da Revisão Fiscal. Essa Devolutiva ajudou totalmente no sucesso do processo por não conter mais pontos impeditivos para êxito do Deferimento do Crédito. De forma geral, a Certacon trabalha com essa Revisão Prévia, para mitigar os riscos na Escrita Fiscal, e ter a correção antes de ingressar com o Processo de Pedido de Crédito Acumulado. Dessa maneira a empresa estará pronta e totalmente apta a ter o deferimento”, complementam. 

“- O suporte Fiscalizatório da Área de Processos da Certacon, em conjunto com os profissionais da Wobben, foi essencial para o deferimento dos arquivos de custeio.”, comenta Rodolfo Zanutto Velasques. 

A Wobben é cliente Certacon desde maio de 2021, com Projeto Homologado a partir de janeiro de 2017, através da Portaria CAT 83/2009 e continua os trabalhos até hoje para validar outras oportunidades e períodos a serem autorizados. 

Fale com a Certacon e veja como recuperar os Créditos Acumulados do ICMS: atendimento@certacon.com.br. 

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar