You are currently viewing Cinco passos definitivos para que a sua empresa tenha melhores resultados

Cinco passos definitivos para que a sua empresa tenha melhores resultados

Sabemos que ter um negócio no Brasil é um grande desafio. Além de toda a burocracia envolvida, o empresário ainda precisa lidar com a alta carga tributária e a complexidade da legislação. Neste guia, elencaremos cinco passos para que a sua empresa tenha melhores resultados através da otimização tributária.

1) Escolha do regime tributário adequado

A maioria das pequenas e médias empresas acreditam que o melhor regime tributário sempre é o simples nacional. No entanto, para se ter esta certeza, é necessário um estudo das operações e despesas da empresa. Para aquelas que possuem muitas despesas no início da sua constituição, podem ter o lucro real como melhor opção, por exemplo.

2) Compliance

Se antecipar em relação às ações do fisco também é uma forma de ter melhores resultados, porque evita o pagamento de multas e juros de forma desnecessária. O compliance consiste em procedimentos para verificar se a empresa está adotando corretamente as regras tributárias e a conferência dos impostos pagos. Isso pode ser feito através da revisão de relatórios gerenciais, cruzamento de obrigações acessórias, acompanhamento dos pagamentos, etc.

3) Revisão do cadastro de itens

A legislação tributária sofre constantes alterações, sendo uma delas a redução de alíquotas sobre determinados produtos ou a concessão de benefícios fiscais. Tanto um quanto o outro, podem ter impacto relevante no preço praticado pela empresa, o que significa ser imprescindível que o cadastro de itens seja revisado periodicamente para que estas oportunidades sejam verificadas e aproveitadas.

4) Formação de preço

A complexidade da nossa legislação também afeta a formação de preço dos produtos. Isso porque os tributos podem ser calculados de diferentes formas a depender da operação e do produto. Em alguns casos, estes tributos são recuperáveis em algum momento e em outros se tornam despesas. Ou seja, o cuidado no cálculo aplicado afeta diretamente a margem de lucro de cada produto ou serviço.

5) Ter uma excelente assessoria tributária

Como vimos nos itens anteriores, não é fácil acompanhar tantas mudanças e detalhes que envolvem as questões tributárias. Por isso, é fundamental que o seu negócio tenha uma excelente assessoria tributária para cuidar de todas essas questões, enquanto você cuida do seu negócio. Nossos especialistas podem ajudar o seu negócio a ter melhores resultados. Entre em contato conosco, clicando aqui e saiba mais.

Deixe um comentário