You are currently viewing Evite problemas com o Fisco

Evite problemas com o Fisco

Evite problemas com o Fisco!

Em síntese, nos dias atuais, empresas que buscam sucesso financeiro e expansão de mercado, precisam necessariamente evitar problemas com o Fisco, ou do contrário, estarão sujeitas a penalizações/autuações impostas pelo mesmo e que na grande maioria das vezes, não são brandas.

A complexidade das exigências impostas pelo fisco brasileiro é factível, e tem como consequência a desestabilização dos processos e/ou operações da organização caso a mesma não se mantenha atualizada através de um compliance sólido e consistente. Outro fator a ser levado em consideração é a alta carga tributária do Brasil, que impacta diretamente na saúde financeira das empresas e em casos extremos, ocasionam o encerramento de suas atividades.

Isto posto, é de fundamental importância a consciência tributária dentro do meio empresarial, bem como sua atualização e acompanhamento, visando a mitigação de riscos fiscais através do bom desempenho tributário oriundo de uma base sólida sustentada pelos pilares contábeis, fiscais e administrativos.

Portanto, visando o sucesso empresarial e longevidade de sua empresa, evitar atritos com o Fisco é imperativo!

Como agir corretamente em relação ao Fisco

A maior parte dos problemas relacionados ao Fisco está no descumprimento da legislação por falta de conhecimento em todas as regras vigentes. Para evitar os erros que possam comprometer a sua empresa, preparamos um guia com alguns passos de como agir corretamente em relação ao Fisco.

  1. Conheça o sistema fiscal. Conte com profissionais capacitados e conhecedores sobre o Fisco, que estudem sobre o sistema fiscal e, assim, saibam planejar e beneficiar as empresas de isenções fiscais.
  2. Gestão eficiente. O uso da tecnologia se tornou fundamental para o gerenciamento dos impostos a ser pagos e para o controle de notas fiscais. Hoje em dia, um software de gestão fiscal auxilia no controle de pagamentos dos tributos dentro do prazo e também organiza os processos empresariais, evitando recolhimento de encargos monetários e proporcionando segurança ao atendimento ao Fisco.
  3. Cumpra os prazos. Fique atento ao calendário fiscal e tenha tudo em dia para atender os cumprimentos de obrigações legais para que que não resulte em multas e sanções tributárias à sua empresa. Também é recomendável utilizar a tecnologia para isso, já que um bom programa emite alertas, mantém-se atualizado com a legislação e efetua os cálculos automaticamente.
  4. Fuja das manobras. Sonegar impostos pode causar sérios problemas para sua empresa, então priorize a organização da sua área fiscal e estabeleça um plano de ação estratégico.
  5. Revisões preventivas. Análise preventivas nas escriturações fiscais são importantes para identificar, antes do Fisco, ocorrência de erros no preenchimento de obrigações acessórias sendo elas na emissão de documentos e até mesmo no preenchimento de declarações.

O universo fiscal é, sem dúvida, um emaranhado de conceitos que requer atenção dobrada no setor das empresas. Para não se perder neles, torna-se fundamental contar com uma equipe especializada que auxilie no passo a passo.

Por isso, a Certacon oferece soluções modernas baseadas em tecnologia de ponta para equipes e empresas enfrentarem com tranquilidade os desafios impostos pelo Fisco. São mais de 27 anos de atuação apostando em uma metodologia única e exclusiva.

Conte com a nossa expertise para dar o suporte necessário ao seu time de colaboradores, para que você, gestor, possa estar focado no comando e controle das atividades. Fale com os nossos consultores!

Fonte: Participação Niceia Devecchi Grupo Certacon

Deixe um comentário