You are currently viewing Importância no Cruzamento entre os SPED´S

Importância no Cruzamento entre os SPED´S

Importância no Cruzamento entre os SPED´s, sua empresa está preparada para envio das informações com segurança?

Apesar da Instrução Normativa RFB 2.023/2021 ter prorrogado o prazo final para transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD), referente ao ano-calendário de 2020, em caráter excepcional, para o último dia útil do mês de julho de 2021.

Realizar a validação somente no PVA não garante a segurança das informações. Garantir a qualidade e coerência das informações, não somente para reflexo nas demonstrações contábeis, mas também na correlação com as demais obrigações acessórias é hoje papel imprescindível para todo contribuinte que visa mitigar seus riscos.

Para isso, a análise das Contas da Contábeis tem como objetivo minimizar possíveis erros quando as informações são submetidas às Obrigações Acessórias e o profissional da área contábil é de extrema importância nesse papel para diluição de riscos.

Hoje temos os sistemas integrados como aliados para agilizar os processos e são parametrizados para atender as exigências dos SPED’s, mas compete a contabilidade entender a necessidade de cada empresa, suas operações e os cruzamentos que são efetuados pelos órgãos (Federal, Estadual e Municipal), para direcionar as análises das contas que se cruzam nas Obrigações Acessórias.

O SPED surgiu em 2007 pelo Decreto N° 6.022, de 22 Janeiro de 2007 que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), a princípio com NF-e e no decorrer dos anos as demais Obrigações Acessórias, entre elas a EFD-Contribuições que está focada nas contribuições do PIS e da COFINS, a ECD (Escrituração Contábil Digital) que trata de toda a movimentação, incluindo as demonstrações contábeis e a ECF (Escrituração Contábil Fiscal) que sua finalidade é demonstrar a apuração e recolhimento dos impostos Federais de acordo com o regime tributário da empresa.

Diante desse novo cenário de cruzamento de informações, a atenção redobrada sobre a escrituração das contas contábeis, de forma parametrizada nos sistemas integrados, se tornou essencialmente necessária para uma entrega de informações mais precisa, minimizando os riscos.

Todavia, o contribuinte precisa ter maior cuidado com as análises das contas, certificando-se principalmente dos seguintes pontos:

a) Lançamentos contábeis em contas incorretas;
b) Falta de lançamentos;
c) Lançamentos com valores a maior ou a menor; e
d) Lançamentos indevidos;
e) Equivalência nos rateios;
f) Correspondência entre as escriturações para o mesmo documento.

Vale lembrar que a Receita Federal tem cada vez mais se utilizado desses cruzamentos para detectar possíveis irregularidades, por isso destacamos que é de suma importância o profissional da área contábil estar atento a legislação e aos assuntos relacionados aos SPEDs. 

Nesse contexto, você já parou para avaliar a importância das análises das contas contábeis no cruzamento entre os SPED’s?

Não perca os prazos, conte com a Certacon!!

A Certacon está pronta para te ajudar. São mais de 27 anos de atuação, apostando em um time expert e soluções modernas para os desafios fiscais.

Por isso, para serviços de consultoria especializados.
Entre em contato com nosso time, não perca os prazos das entregas e nos tenha como os parceiros da sua área fiscal e tributária.

Deixe um comentário