You are currently viewing Qual a importância do ESG para o Varejo?

Qual a importância do ESG para o Varejo?

ESG é a sigla de Environmental, Social and Governance – ou, em português: ambiental, social e governança.

Em relação à primeira palavra da sigla, “ambiental” significa que as empresas devem agir de acordo com as boas práticas relacionadas ao meio ambiente, minimizar seu impacto na natureza e levar em consideração questões importantes como aquecimento global e poluição.

Quando se trata do tema “social”, as empresas têm a responsabilidade de assumir a responsabilidade com base em seu impacto nas comunidades em que operam. Por exemplo, isso se aplica aos direitos dos funcionários, diversidade e segurança. Ainda no contexto social, vale destacar que uma das formas de levar mais saúde, felicidade e qualidade de vida aos colaboradores é oferecer benefícios flexíveis.

Já a “governança” quer dizer que as organizações precisam contar com políticas de administração transparentes, sendo necessário agir de forma honesta com clientes, fornecedores, colaboradores, empresas e demais partes interessadas.

Por que varejistas devem investir em ESG?

Investir em ESG pode trazer vários benefícios para o varejo. Com o tempo, os consumidores se tornam mais conscientes dos danos que as empresas estão causando ao meio ambiente.

Muitas pessoas preferem comprar de quem valoriza esse aspecto de sua cultura. Isso foi constatado em pesquisa realizada pela Union + Webster, que constatou que 87% dos brasileiros optam por comprar de empresas sustentáveis.

Um outro estudo anual, feito pela consultoria Accenture para o Pacto Global das Nações Unidas com mais de 1.200 executivos-chefes de grandes organizações, reflete essa mudança no clima do mercado. Nos últimos cinco anos, os investidores subiram da oitava para a terceira posição entre os agentes mais responsáveis ​​pelo desenvolvimento sustentável da cadeia – atrás dos consumidores que ficaram em primeiro e segundo lugar ao longo dos anos e dos colaboradores.

Dado que a participação da população nesses tópicos aumentou 12 pontos percentuais (85%) nos últimos dois anos, é quase impossível integrar as cadeias comerciais hoje sem uma agenda ESG clara.

Segundo o diretor comercial do Grupo Certacon, Ulisses Martins, “a ESG versa sobre responsabilidade social e ambiental por parte das corporações, que deixam de maneira clara a origem dos produtos que vão comercializar. Isto chama a atenção de clientes e investidores, que estão cada vez mais conscientes sobre o que estão consumindo, e esta janela de oportunidade permitirá que as empresas se destaquem nas vendas, possibilitando negócios cada vez mais rentáveis, aliados aos valores éticos que os consumidores procuram atualmente”.

Deixe um comentário