Consumo brasileiro cresceu 3,09% em 2023, segundo a ABRAS.

Ter êxito com Benefícios Tributários como Recuperação de Créditos Acumulados do ICMS ou Ressarcimento do ICMS-SP disponibilizados através da legislação, é fundamental para as empresas manterem seu nível de competitividade na atualidade. E o ramo supermercadista é um dos setores que mais rende créditos para o Ressarcimento do ICMS-ST. 

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o setor está em alta, registrando ótimos indicadores.   

No dia 29/02, Márcio Milan, Vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), representante de um dos setores mais importantes para a sociedade e a economia nacional, concedeu entrevista coletiva para apresentar a pesquisa mensal da entidade, sobre o consumo dos lares brasileiros. 

A pesquisa da ABRAS monitora e contextualiza o comportamento dos consumidores considerando o cenário macroeconômico e fatores sazonais que impactam diretamente o consumo nos lares. Aferido mensalmente pelo Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, o indicador é deflacionado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa tem abrangência nacional e contempla todos os formatos de varejo alimentar operados pelo setor supermercadista, como lojas de vizinhança, minimercados, e-commerce, supermercados, hipermercados e atacarejos. 

Durante a coletiva, Milan destacou o crescimento de 3,09% em 2023, bem acima das projeções anteriores, de 2,5%. Na comparação dezembro x novembro, o indicador registrou alta de +18% – o maior resultado registrado na comparação mês x mês anterior nos últimos 24 meses. Na comparação dezembro de 2023 com dezembro de 2022, a alta foi de +10,73%. 

Em 2023, segundo a ABRAS, o setor supermercadista aportou recursos em 158 lojas a mais do que no ano anterior encerrando o período com 666 lojas, sendo 382 novas e 284 reinauguradas. 

2024 

Ainda durante a entrevista, Márcio Milan apresentou os dados de janeiro de 2024.  

Apontou que o Setor deu continuidade aos investimentos previstos para o ano com inauguração de 34 novas lojas, sendo 21 no formato supermercados e 13 Atacarejos, além de 7 lojas reinauguradas. 

Segundo a pesquisa da ABRAS, em janeiro de 2024, o consumo dos lares registrou uma alta de 1,21% na comparação com janeiro do ano passado.  

O Ressarcimento do ICMS-ST para o Setor 

Com o crescimento do setor em 2023, o varejo precisa ficar atento e procurar pelo Ressarcimento dos seus impostos pagos naquele ano. Na verdade, é possível recuperar créditos de até 5 anos não prescritos. 

Os Varejistas geram muitos créditos na sistemática de Substituição Tributária e precisam aproveitar a oportunidade desse Ressarcimento do ICMS-ST para obter fluxo de caixa. 

O primeiro passo necessário é dar início a um processo. A empresa substituída precisa identificar as operações em que o ICMS-ST foi recolhido a mais. Isso pode ser feito através da comparação entre a base de cálculo presumida e o valor real da operação. Com base na identificação do crédito excedente e na documentação adequada, a empresa pode formalizar um pedido de ressarcimento junto à administração tributária estadual (Processo Administrativo). 

O valor aprovado pode ser compensado na Escrita Fiscal ou, em alguns casos, a empresa pode inclusive homologar esses Créditos e se monetizar dos valores. 

A CERTACON conta com uma equipe pronta para realizar todo o processo de Ressarcimento do ICMS-ST. Já recuperou para seus clientes, nos últimos dois anos, mais de R$ 3,5 bilhões e é especializada no atendimento do Varejo. Entre em contato através do e-mail atendimento@certacon.com.br e saiba mais! 

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar