O tema Reforma Fiscal e Tributária esteve em alta durante todo o processo eleitoral e deve permanecer na pauta de discussões devido à importância que representa para a recuperação da economia brasileira. Entender a diferença entre ambas é fundamental para compreender como as decisões são tomadas, e quais os reflexos sobre indústria e consumidor.
Em relação à Reforma Tributária, sua finalidade está relacionada ao Direito Tributário e aos objetivos que o Governo pretende realizar com a tributação. Desta forma, uma reforma nessa área visa melhorar a eficiência e a transparência dos processos, simplificando e promovendo a redução da carga tributária.
Já a Reforma Fiscal diz respeito aos tributos que financiam o Estado e tem um viés mais político-econômico. Seu objetivo é modernizar o sistema de tributação revisando e promovendo modificações na estrutura legislativa de impostos, taxas e outras contribuições.
É a Reforma Fiscal que supervisiona como o Estado é mantido e de que forma a receita pública é utilizada, por isso, se mostra mais complicada que a tributária e gera mais expectativas. Sua realização é muito importante para promover a recuperação da economia do Brasil.

Como isso impacta a sua empresa?

Quando se fala em reforma, seja Fiscal ou Tributária, estamos falando em mudanças burocráticas que alteram Leis, Portarias, Atos, Resoluções, Instruções Normativas, Medidas Provisórias e Decretos. Tudo isso repercute no dia a dia das companhias que precisam se manter atentas a todas essas alterações para as cumprirem adequadamente e não serem prejudicadas. Além disso, é necessário promover atualizações em sistemas para se enquadrarem nos moldes do Fisco.
A Reforma Fiscal e Tributária ainda deverá entrar em curso, mas seja qual for o desfecho, a Certacon estará apta a propor aos seus clientes os melhores serviços e soluções para que estejam em sintonia com a legislação e em total Governança com o tema.

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar