Com o texto da PEC da Reforma Tributária nas mãos do Senado, já começaram as tratativas para sua aprovação. No dia 08/08, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apresentou um estudo realizado por técnicos da pasta, apontando cenários para a definição da alíquota base do Imposto sobre Valor Agregado (IVA). 

O estudo foi realizado para atender um pedido do relator da proposta, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), com o objetivo de facilitar a análise do impacto das exceções incluídas pela Câmara dos Deputados, e traz oito simulações de cenários para a alíquota-padrão do novo tributo.  

As estimativas variam de 20,73% (6,95% de CBS e 13,78% de IBS) a 25,45% (8,53% de CBS e 16,92% de IBS) em um cenário assinalado como “factível”, e de 22,02% (7,38% de CBS e 14,64% de IBS) no cenário considerado mais “conservador”. 

A íntegra do estudo divulgado pode ser lida no link –https://www.gov.br/fazenda/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/reforma-tributaria/estudos/8-8-23-nt-mf_-sert-aliquota-padrao-da-tributacao-do-consumo-de-bens-e-servicos-no-ambito-da-reforma-tributaria-1.pdf  

A Certacon está há 30 anos no mercado, e é o maior player brasileiro em Recuperação de Créditos, BPO Fiscal e muito mais. Conta com uma equipe sempre atualizada com as alterações e normas da legislação, sempre atenta às mudanças propostas pela Reforma, levando aos seus clientes as melhores opções e estratégias para estar em compliance com o Fisco e aproveitar da melhor forma os benefícios da obtenção de créditos, seja através do Ressarcimento do ICMS-ST, Créditos Acumulados do ICMS e economia na mitigação de autuações e multas. 

Procure os especialistas da Certacon pelo e-mail atendimento@certacon.com.br e saiba tudo sobre o setor fiscal e tributário.    

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar