Testes com 500 empresas começam em julho

A partir de julho, um grupo de 500 empresas pré-selecionadas irão testar o novo sistema de apuração e controle dos tributos criados pela Reforma Tributária — a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). A ferramenta foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e funcionará em ambiente seguro, operando em nuvem do governo federal, com processamento 100% nacional. 

Esta primeira fase de testes será essencial para avaliar o funcionamento da plataforma que dará suporte à cobrança da CBS, de competência federal, e do IBS, gerido por estados e municípios. Em julho começam os ensaios operacionais apenas com a CBS. 

O projeto está estruturado para permitir que aconteçam os testes pilotos agora em 2025, e sejam feitos os ajustes considerados necessários para que ao longo de 2026, as empresas façam simulações completas com os novos tributos, mas ainda sem gerar recolhimentos. O objetivo é preparar o ambiente para o início efetivo da cobrança, programado para 2027. 

A plataforma vai oferecer ainda uma calculadora, um portal acessado pelo Gov.br e até mesmo declarações pré-preenchidas — como já acontece com o Imposto de Renda, além da adaptação ao novo padrão do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que passará a ser composto por letras e números, em 2026. (Os CNPJs atuais vão continuar valendo, mas as empresas precisarão atualizar seus sistemas para atender a novos CNPJs). 

O sistema de split payment, com o valor de uma transação automaticamente dividido entre o vendedor e as autoridades fiscais no momento exato em que ocorre o pagamento, também deverá começar a ser avaliado. 

 

Critério para participação das 500 empresas no Projeto Piloto 

As 500 empresas que participarão da iniciativa serão selecionadas com base em critérios técnicos, institucionais e de representatividade econômica. Segundo a Receita Federal do Brasil, a seleção vai priorizar a diversidade de setores e portes, e será realizada por meio de indicações de entidades de abrangência nacional, como confederações, federações e associações setoriais, contemplando: 

  • Empresas com termo de cooperação assinado com a RFB, por participarem do CONFIA ou das homologações do SPED (receberão o convite em junho); 
  • Indicações do Pré-Comitê Gestor do IBS; 
  • Indicações por entidades representativas do setor de tecnologia (fornecedoras de software); 
  • Indicações por entidades representativas de diversos segmentos econômicos e portes empresariais. 

 

Preparação estratégica: atualização constante e apoio especializado são essenciais nesta nova era tributária. 

As mudanças trazidas pela Reforma Tributária vão muito além da substituição de tributos. Elas exigem um novo olhar sobre processos internos, entrega de informações ao Fisco e reconfiguram oportunidades de recuperação de créditos. Diante desse cenário, manter-se atualizado e contar com apoio técnico especializado deixou de ser uma vantagem — tornou-se uma necessidade estratégica. 

Desde os primeiros debates sobre a Reforma, o Grupo Certacon criou um Comitê Tributário formado por profissionais altamente qualificados, com foco em interpretar as mudanças e antecipar soluções para seus clientes. Esse grupo segue atuando de forma dedicada para garantir segurança, agilidade e efetividade em cada etapa da transição. 

A Certasky, empresa do Grupo Certacon especializada em BPO e Compliance Fiscal e Tributário, além de Recuperação de Créditos Tributários, está preparada para oferecer o suporte necessário neste momento de adaptação com conformidade e eficiência. 

Para saber como sua empresa pode se preparar com inteligência e segurança, agende uma conversa com um especialista através dos e-mails: 

relacionamento@certasky.com.br ou atendimento@certacon.com.br 

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar