A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou um avanço significativo no Piloto de testes da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), um dos pilares da Reforma Tributária. A plataforma, em ambiente de produção restrita desde agosto, já alcançou a marca de 12 mil documentos emitidos, com a participação de 118 empresas de diversos setores. 

A iniciativa tem como objetivo validar o modelo de imposto sobre valor agregado (IVA), que unifica tributos federais sobre o consumo. Durante a fase de testes, até o momento, foram identificadas 1.316 divergências. Segundo a Receita, a maior parte dessas inconsistências foi inserida de forma proposital para “estressar” a plataforma e identificar pontos de ajuste antes da implementação definitiva. 

O sucesso do Piloto, conduzido em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), tem como meta garantir que o novo modelo seja implementado com segurança e confiabilidade, validando os mecanismos tecnológicos da CBS, especialmente os relacionados ao processamento, cruzamento e consistência das informações em tempo real. Estão sendo também simuladas operações entre empresas (B2B) e consumidores finais (B2C), garantindo uma visão ampla sobre o funcionamento do sistema em cenários variados. 

 

A Importância da Preparação Estratégica das Empresas 

A transição para a CBS exigirá das empresas uma adaptação profunda em seus processos internos e sistemas de compliance, pois a adequação ao novo sistema será determinante para garantir a conformidade e evitar riscos fiscais. 

A Certacon, especialista em Recuperação de Créditos Tributários, BPO e Compliance Fiscal, tem acompanhado de forma contínua a evolução da plataforma de testes e os comunicados da Receita Federal, e destaca a necessidade de as organizações adotarem um novo olhar sobre a gestão de informações fiscais. 

Para auxiliar seus clientes nesse processo, a Certacon conta com um Comitê Tributário dedicado a interpretar as mudanças da Reforma e a antecipar soluções. Além disso, oferece a plataforma Skytax360, desenvolvida pela Certasky, empresa do Grupo Certacon, que atua em três pilares essenciais: 

  • Compliance Fiscal/Tributário – Proporcionar uma visão segura para a conformidade fiscal e tributária;  
  • Adequação à Reforma Tributária – Mapear e adequar as transformações trazidas pela Reforma Tributária; 
  • Validação de Oportunidades – Demonstrando estratégias de como se monetizar. 

 

Para garantir que sua empresa esteja totalmente preparada para o novo cenário fiscal, entre em contato com um especialista da Certacon pelo e-mail: atendimento@certacon.com.br. 

Saiba agora quanto de
impostos você pode recuperar