A Receita Federal do Brasil (RFB) deu mais um passo no combate a ilícitos, desta vez com foco nas importações. A medida foi anunciada com a publicação da Portaria RFB nº 583, no dia 23 de setembro.
Essa nova Portaria estabelece tratamento prioritário para o combate a fraudes que envolvam a ocultação do real vendedor, comprador ou responsável pela operação. Em outras palavras, a Receita Federal está intensificando o uso de tecnologias e estratégias para descobrir operações irregulares, onde serão investigadas inclusive a repercussão em tributos internos.
A medida surge como decorrência da “Operação Cadeia de Carbono”, contra fraudes na importação e comercialização de combustíveis e seus derivados, onde foram realizadas diligências fiscais em estabelecimentos importadores de cinco estados (Alagoas, Paraíba, Amapá, Rio de Janeiro e São Paulo), resultando em aprofundamento das auditorias fiscais sobre as empresas envolvidas, rastreamento da cadeia de contratos e documentos de importação, análise detalhada dos fluxos financeiros utilizados nas operações, identificação e responsabilização dos beneficiários finais.
Conformidade é regra, não opção!
A publicação da Portaria RFB nº 583/2025 é um marco para as empresas que atuam com importação no Brasil. Ela traz medidas claras e incisivas que reforçam a fiscalização cada vez mais sofisticada e a importância da conformidade fiscal/tributária.
A falta de preparo pode levar a sérias consequências, como a retenção de mercadorias, multas e, em casos de fraude, a abertura de processos criminais.
Por outro lado, segundo o texto da Portaria, nenhuma das medidas fiscalizatórias e punitivas atingirá empresas de alta conformidade com a Receita Federal do Brasil, para as quais o procedimento segue simplificado.
A RFB nº 583/2025 deve afetar todas as importadoras, não só as do setor de combustíveis, e reforça a importância de investir em processos internos robustos.
Invista em governança, tecnologia e conhecimento especializado para garantir segurança jurídica, eficiência operacional e vantagem competitiva.
A Certacon é um dos maiores players do mercado brasileiro em Terceirização das Áreas Fiscal e Tributária, Compliance e muitos outros serviços, sempre com a visão das melhores estratégias para o seu negócio, além de contar com um corpo jurídico especialista na área Tributária.
Fale com um profissional da Certacon enviando e-mail para atendimento@certacon.com.br e saiba mais sobre as conveniências de um BPO Fiscal/Tributário.
A íntegra da Portaria RFB nº 583 pode ser lida através do link:
https://normasinternet2.receita.fazenda.gov.br/#/consulta/externa/146642