6 PASSOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE INDICADORES TRIBUTÁRIOS.

Fazer a gestão exata dos tributos, acompanhar as frequentes mudanças da legislação, definir a correta incidência dos impostos de acordo com as operações do negócio, entre outros pontos, tornam desafiador o dia a dia dos profissionais da área fiscal e tributária. Nesse contexto, a adoção de indicadores tributários ajuda a melhorar a eficácia dos trabalhos e a diminuir riscos financeiros.

Os indicadores são ferramentas aplicadas na gestão dos negócios para avaliar o rendimento e a eficiência de determinados procedimentos nas empresas. Pensando na área fiscal de uma companhia, é perfeitamente possível aplicar alguns indicadores com o objetivo de aprimorar os processos em busca da compliance.

Para isso, existem alguns passos que podem ser seguidos (1):

  • Estabeleça a Ficha Técnica dos Indicadores, contendo nome, descrição, fórmula e tipo de métrica.
  • Apure os Indicadores. Determine de quanto em quanto tempo é necessário coletar informações de seus indicadores. É nesse ponto que entra a frequência de sua operação, portanto tenha disciplina no que estabelecer quanto à periodicidade.
  • Defina os responsáveis. É preciso que cada indicador tenha um ou mais “dono”, dependendo de sua complexidade. Durante essa fase é necessário escolher um responsável pelo reporte do indicador, alguém geralmente com cargo superior, com poder de decisão, que avaliará as informações providas pelo indicador e, a partir delas, concluir quais ações serão tomadas.
  • Garanta a eficácia da fonte de dados. É necessário ter uma fonte de dados para alimentar o indicador (ERP, Planilha Excel, entre outros).
  • Estipule a meta. Importante estabelecer uma meta considerada ideal conforme as informações forem apresentadas.
  • 6-Tenha um painel gerencial. A palavra-chave é organização. Dessa forma, é conveniente montar um Dashboard compilando todos os indicadores monitorados pela área, proporcionando uma visão geral da operação.

 

Consulte a Certacon! Projetos desse tipo costumam ser desafiadores de serem implementados, pois exigem diretrizes claras e mudança da postura empresarial. Além disso, não basta ter indicadores definidos se não houver gestão e monitoramento.  Por isso, conte com a Certacon para ajudar a sua organização a definir e  cumprir os indicadores tributários necessários para aperfeiçoar os processos fiscais.

 

Deixe uma resposta