Através de sistema próprio da Certacon, em até quatro dias é feito o confronto entre as informações do SPED Contribuições e do SPED Contábil
A maioria das empresas enquadradas no regime tributário do Lucro Real tem a opção da apuração dos Créditos de PIS e COFINS dos últimos 5 anos. Isso quer dizer que a apuração das contribuições se dará, não apenas pela sua receita auferida, mas, também, pelos créditos advindos de custos, despesas e demais situações, sendo toda esta análise realizada em 4 dias.
A solicitação de crédito pode ser feita em qualquer época do ano. Sempre vale a pena ir atrás desses créditos, pois é direto do contribuinte, e esses valores podem ajudar a empresa na injeção de capital e recursos financeiros para a companhia.
Há duas formas de recuperar esses valores. A primeira é por meio da revisão das Obrigações Acessórias, com a utilização do SPED Contribuições (EFD-C), SPED Contábil (ECD) e documentos fiscais. Nesse caso, a recuperação é instantânea, sendo que esses créditos podem ser utilizados na compensação de outros tributos federais ou restituídos pela Receita Federal.
Todo este processo faz parte do rol de especialidades da Certacon, uma vez que se faz necessária a análise minuciosa do crédito, a elaboração dos arquivos, bem como informações adicionais que são submetidas à validação da Receita.
Importante salientar que não é preciso pagar por esse primeiro confronto de dados. Uma vez identificada a possibilidade de crédito, a Certacon faz uma POC, ou Prova de Conceito, para um trabalho mais aprofundado sobre os créditos a serem recuperados.
Como é feita a restituição dos créditos?
A partir do momento em que o SPED está retificado e o controle de crédito está feito, a empresa poderá fazer a compensação para pagamento do PIS e COFINS mensalmente.
Os principais créditos contabilizados são:
- na atividade agroindustrial e pecuária;
- na Substituição Tributária e Incidência Monofásica;
- sobre Leasing após a Lei nº 11.638;
- na aquisição de ativos;
- nas operações da Zona Franca de Manaus
Deixar de pleitear os créditos do PIS e COFINS por medo de fiscalização não é garantia de que a sua empresa não estará exposta a riscos fiscais. Além disso, a Certacon revisa a situação fiscal da sua companhia antes de entrar com qualquer processo junto à Receita Federal. Fale com um especialista no assunto pelo e-mail atendimento@certacon.com.br.