You are currently viewing Receita federal lança atualizações na ECD e ECF para corrigir erros de download no ReceitanetBX

Receita federal lança atualizações na ECD e ECF para corrigir erros de download no ReceitanetBX


Na manhã de hoje (26.05), a receita federal publicou atualizações nos programas da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF), conforme observado abaixo:

 Em relação à ECF, foi publicada a versão 8.0.4 do programa com as seguintes alterações:

– Correção da regra de recuperação da ECD (erro de assinatura inválida, mesmo com o arquivo baixado diretamente do ReceitanetBX sem alteração posterior).

– Melhorias no desempenho do programa da ECF no momento da validação.

A versão 8.0.4 também deve ser utilizada para transmissão de ECF referentes a anos-calendário anteriores (leiautes 1 a 7), sejam elas originais ou retificadoras.

As instruções referentes ao leiaute 8 constam no Manual da ECF e no arquivo de Tabelas Dinâmicas, publicados na página http://sped.rfb.gov.br/pasta/show/1644

Detalhe é que esta versão deve ser utilizada para transmissões de arquivos da ECF referentes ao ano-calendário 2021 e situações especiais de 2022.

Já a versão 9.0.3 do programa da ECD veio com as seguintes alterações:

– Correção da regra de recuperação da ECD anterior (erro de assinatura inválida, mesmo com o arquivo baixado diretamente do ReceitanetBX sem alteração posterior).

– Melhorias no desempenho do programa por ocasião da validação.

O programa está disponível no link abaixo, a partir da área de downloads do site do Sped, no link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/sped-sistema-publico-de-escrituracao-digital/escrituracao-contabil-digital-ecd/escrituracao-contabil-digital-ecd

É importante salientar que A Receita Federal publicou no último dia 19, a Instrução Normativa RFB Nº 2.082, que prorroga os prazos de transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD) e da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) referentes ao ano-calendário de 2021. Agora, a ECD deverá ser entregue até o dia 30 de junho, enquanto a ECF deverá ser entregue até 31 de agosto.

Sabemos que o preenchimento destas obrigações acessórias exige muito tempo da equipe de tax, realizando diversos cálculos manuais e elaboração de planilhas. Justamente pensando nestes desafios, é necessário contar com um parceiro capaz de realizar a geração, validação e cruzamento das obrigações acessórias dentro dos prazos e sempre de acordo com as mais recentes atualizações do Fisco, permitindo assim que a equipe interna foque em questões estratégicas e não operacionais.

Por isso, conte com o nosso BPO fiscal, pois temos em nosso time experts da área fiscal/tributária que realizam este trabalho aliado ao uso da tecnologia, tudo integrado aos ERPs e softwares fiscais do mercado.

Deixe um comentário