You are currently viewing Novas regras de acesso ao portal e-CAC passarão a valer a partir de segunda-feira (06.12)

Novas regras de acesso ao portal e-CAC passarão a valer a partir de segunda-feira (06.12)

Visando uma maior estabilidade no sistema e-CAC, a Receita Federal permitirá, a partir da próxima segunda-feira (6/12) e durante o horário comercial, apenas o acesso ao e-CAC realizado por humanos e por aplicações robotizadas que realizem volume de acesso de no máximo 500 requisições por segundo, da mesma origem.

Os usuários do sistema e-CAC devem estar cientes que as tentativas de acesso que comprometem o desempenho do sistema IRS durante o horário comercial podem ser bloqueadas permanentemente.

Após as 18h, todas as entradas serão liberadas, incluindo as entradas de robôs em massa.

O prolema foi identificado como excesso de visitas simultâneas de robôs, culminando durante o horário comercial em milhões de acessos de fontes únicas por segundo (uma pessoa) gerando instabilidade para todos os usuários.

Assim, a solução encontrada para garantir a estabilidade do e-CAC foi estabelecer que durante o horário comercial apenas o acesso humano e a permissão de acesso das aplicações do robô realizam o volume. Será permitido o acesso de até 500 solicitações por segundo para as mesmas origens.

Sobre o e-CAC

A Receita Federal lançou o e-CAC: Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte há alguns anos. Dentre os aspectos que mais causam dores de cabeça a uma empresa estão as relacionadas às receitas, como declarações de imposto de renda, recolhimento de taxas, entre outros.

Esse Centro nada mais é do que o investimento da Receita na modernização dos serviços oferecidos por ela. Dessa maneira, é possível que solicitações que antes deveriam ser feitas presencialmente.

Fonte: Receita Federal

Deixe um comentário